Untitled Film Still #58, 1980 |
Cindy Sherman é fotógrafa e diretora de cinema nascida em Glen Ridge, Estados Unidos. Cursava Artes Visuais na faculdade Buffalo State College. No entanto, começou a questionar-se sobre a pintura por se sentir limitada. Então, decidiu utilizar a fotografia como sua forma de arte.
Ficou conhecida especialmente por seu trabalho com auto-retratos, em que fotografava-se interpretando diversos esteriótipos femininos em cenários diferentes, propondo uma discussão sobre a identidade da mulher e seu papel na sociedade, e rompendo com padrões estéticos da fotografia. O interessante é que, além de fotógrafa e modelo de suas fotos, a maquiagem, cenário e figurino também ficavam por conta da artista.
- Na série de fotografias intitulada "Untitled Film Stills", Cindy interpreta personagens de filmes dos anos 60 e 70. Já em "History Potraits", a fotógrafa faz releitura de obras famosas, também sendo modelo.
- Em 2012, o Museu de Arte Moderna de Nova York fará uma retrospectiva da obra da artista.
- Seu auto-retrato "Untitled #96" (abaixo) foi leiloado por US$ 3,89 milhões, quebrando o recorde de fotografia mais cara do mundo.
Untitled #96 |
Untitled #97, 1982 |
Untitled Film Still #3, 1977 |
Untitled Film Still #16, 1978 |
Photocomunicação
Época - Blog Mente Aberta
O século Prodigioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário