sexta-feira, 8 de julho de 2011

Trabalhos G2

Vídeo com fotos produzidas durante o semestre:

 


Power Point sobre Annie Leibovitz e auto-retrato:


Portfólio G2

Modelos: Franco Scarabelot e Bruno Bazzo
Trabalho em equipe
Iluminação/Ulbra
Prof. Fernando Pires

Modelo: Lucas Adolfo
Trabalho em equipe
Iluminação/Ulbra
Prof. Fernando Pires

Modelo: Caroline Silva
Trabalho em equipe
Iluminação/Ulbra
Prof. Fernando Pires

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cindy Sherman

Untitled Film Still #58, 1980

Cindy Sherman é fotógrafa e diretora de cinema nascida em Glen Ridge, Estados Unidos. Cursava Artes Visuais na faculdade Buffalo State College. No entanto, começou a questionar-se sobre a pintura por se sentir limitada. Então, decidiu utilizar a fotografia como sua forma de arte.
Ficou conhecida especialmente por seu trabalho com auto-retratos, em que fotografava-se interpretando diversos esteriótipos femininos em cenários diferentes, propondo uma discussão sobre a identidade da mulher e seu papel na sociedade, e rompendo com padrões estéticos da fotografia. O interessante é que, além de fotógrafa e modelo de suas fotos, a maquiagem, cenário e figurino também ficavam por conta da artista.
  • Na série de fotografias intitulada "Untitled Film Stills", Cindy interpreta personagens de filmes dos anos 60 e 70. Já em "History Potraits", a fotógrafa faz releitura de obras famosas, também sendo modelo.
  • Em 2012, o Museu de Arte Moderna de Nova York fará uma retrospectiva da obra da artista.
  • Seu auto-retrato "Untitled #96" (abaixo) foi leiloado por US$ 3,89 milhões, quebrando o recorde de fotografia mais cara do mundo.

Untitled #96

Untitled #97, 1982

Untitled Film Still #3, 1977

Untitled Film Still #16, 1978
Fontes de pesquisa:
Photocomunicação
Época - Blog Mente Aberta
O século Prodigioso

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cartão cinza

Foto: Cartão cinza Kodak
A finalidade do cartão cinza é auxiliar no ajuste de exposição correta da luz pra uma fotografia. O tom cinza que reflete 18% da luz é a referência para esse ajuste.
O cartão deve ser colocado em cena, sujeito à mesma iluminação que as pessoas e objetos que serão fotografados. Assim, tanto os tons claros quanto os escuros serão reproduzidos com maior fidelidade em diferentes condições de iluminação.


Fontes de pesquisa:
Fazendo Vídeo

quinta-feira, 17 de março de 2011

High Key e Low Key

High Key é uma técnica de iluminação em que a luminosidade é predominante na foto. A imagem produzida é muito clara, com poucas sombras, mas mantém detalhes, texturas, profundidade.
Foto: Abdulaziz Almansour/sxc.hu
Já em Low Key, a fotografia tem mais tonalidades escuras do que claras, com muitas áreas com sombras. No entanto, assim como em High Key, a imagem deve manter seus detalhes essenciais.
Foto: Samuel Schliske/sxc.hu

Fontes de pesquisa:
Dicas de Fotografia - O que é High Key?
Dicas de Fotografia - O que é fotografia Low Key?
Fazendo Vídeo

sábado, 12 de março de 2011

O que é luz?

Foto: Rajaram R./sxc.hu
  Desde a Grécia antiga até a época de Isaac Newton, grande parte dos cientistas defendiam a tese de que a luz era composta por pequenas partículas (corpúsculos). No entanto, essa teoria não explicava algumas propriedades da luz, além do que nenhum pesquisador conseguiu medir sua velocidade.
Quando descobriu-se a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas – que não precisam de um meio para se propagar – através de teorias e experimentos, comprovou-se que a luz era uma dessas ondas.
Ainda assim, quando emitida ou absorvida, se comporta como partícula, demonstrando uma natureza corpuscular. Por isso, diz-se que a luz possui uma dualidade de onda-partícula.

A luz visível equivale às ondas eletromagnéticas que tem frequência correspondente às cores que vão do violeta até o vermelho. A luz ultravioleta, que também é uma onda eletromagnética, tem frequência maior que a luz visível, e a infravermelha, menor.


Fontes de pesquisa:
BiofísicaJosé Enrique Rodas Duran
Física IV - Ótica e Física Moderna - 12ª Edição Hugh D. Young E Roger A. Freedman